A mineradora Fortescue Metals Group (ASX: FMG), localizada na Austrália, decidiu adiar a conclusão das operações do projeto Iron Bridge, avaliado em US$ 3,9 bilhões, para o ano de 2028.
A nova data representa um atraso de cinco anos em relação ao cronograma inicial previsto, apontando desafios técnicos e a necessidade de revisão do projeto.
Inicialmente sua previsão era de alcançar sua capacidade total em meados de 2023, agora a meta da empresa é atingir uma produção nominal de 22 milhões de toneladas anuais até o ano fiscal de 2028.
A quarta maior produtora de minério de ferro do mundo iniciou sua fase de construção em 2019, entretanto, desde o início do projeto a empresa tem enfrentado desafios como estouros no orçamento, problemas nos equipamentos e alta rotatividade em sua liderança.
Em 2021, Greg Lilleyman, diretor de operações, juntamente com dois executivos seniores deixaram o projeto em meio a atrasos e expectativa de custos.
A Iron Bridge é fundamental para a estratégica da Fortescue, que busca diversificar sua produção além do minério de ferro de médio e baixo teor. A empresa está focada na produção de concentrado de magnetita, um produto de alta qualidade com 67% de ferro.
Esse procedimento que demanda alto consumo de energia, favorece o minério de qualidade inferior proveniente da Austrália Ocidental, possibilitando que seu produto atinja preços elevados no mercado internacional.
A empresa reportou um problema de “erosão prematura” em sua instalação de processamento, o que levou à necessidade de trocar os revestimentos cerâmicos e reformular o seu sistema de separação de rochas a ar.
As projeções indicam que a produção deverá alcançar entre 10 e 12 milhões de toneladas até junho de 2026.
A Iron Bridge representa uma das duas inovações que a Fortescue apresentou ao mercado nos últimos anos.
O produto conhecido como West Pilbara Fines foi introduzido no mercado em 2018, em função da crescente demanda da China por matérias-primas para a produção de aço com menor impacto ambiental.
A Fortescue está programando a introdução de um terceiro produto de alta qualidade em sua planta de “ferro verde” localizada em Christmas Creek, ainda neste ano.