A barragem Grupo, situada na mina Fábrica em Ouro Preto, Minas Gerais, teve seu nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A estrutura recebeu declaração de condição de estabilidade (DCE) que confirma sua segurança.
Segundo a Vale, o progresso nas obras de escavação do maciço e remoção dos alteamentos acima da barragem tem fortalecido a segurança da estrutura. Até agora, mais de 1,78 milhão de metros cúbicos de rejeito foram removidos, representando aproximadamente 78% do total previsto para remoção.
“É uma conquista muito importante porque representa mais segurança para a comunidade e para o meio ambiente. Com o uso de tecnologia avançada, equipamentos remotos e um planejamento efetivo, estamos avançando na descaracterização das nossas estruturas a montante, um compromisso assumido pela Vale”, afirma o vice-presidente Executivo Técnico Rafael Bittar.
A redução do nível de emergência da barragem Grupo foi aprovada pela ANM e devidamente informada pela Vale aos órgãos reguladores e de fiscalização relevantes. A estrutura vai permanecer em estado de alerta como medida de precaução, com os órgãos responsáveis monitorando a situação até que a documentação seja analisada, conforme determina a lei.
Desde 2022, um total de 18 barragens da Vale deixou o nível de emergência, e todas as estruturas construídas por meio do método a montante estão sendo descaracterizadas. Essas estruturas são constantemente monitoradas e recebem intervenções regulares para melhorar a segurança.
Programa de descaracterização
A barragem Grupo é uma das 13 estruturas restantes a montante que estão sendo descaracterizadas pela Vale como parte do Programa de Descaracterização da empresa.
Desde 2019, das 30 estruturas programadas, 17 (quatorze em Minas Gerais e três no Pará) já foram descaracterizadas, o que representa 57% do total. O investimento no Programa já alcançou R$ 10 bilhões.
A conclusão da descaracterização da barragem Grupo está prevista para o segundo semestre de 2025.