A Vicuña Corp., t venture da Lundin Mining com a BHP, finalizou as estimativas do Recurso Mineral Vicuña que, segundo a empresa, acumula uma das maiores concentrações de cobre, ouro e prata já identificadas e coloca o complexo na lista dos dez maiores depósitos de cobre do mundo.
Conforme divulgado pela Lundin Mining, foram estimadas 13 milhões de toneladas (Mt) de cobre em recursos medidos e indicados (M&I) e 25 Mt em recursos inferidos.
Já as estimativas dos depósitos de ouro são de 32 milhões de onças (Moz) em M&I e 49 Moz em inferidos. A prata 659 Moz em M&I e 808 Moz em inferidos.
Os números dizem respeito aos depósitos minerais de Filo del Sol e Josemaria, localizados na região do distrito Vicuña, na fronteira entre Chile e Argentina. A mineradora tem operações no Brasil, Chile, Portugal e Estados Unidos.
Para o presidente e CEO Jack Lundin, Filo del Sol foi uma das descobertas greenfield mais significativas nos últimos 30 anos. “O recurso mineral inicial destacou o potencial para um dos projetos de cobre a céu aberto não desenvolvidos de maior qualidade do mundo e um dos maiores recursos de ouro e prata do mundo”, afirma.
O CEO da Lundin Mining destaca ainda que Filo del Sol e o distrito de Vicuña estão preparados para se transformar em um depósito de classe mundial que apoiará um complexo mineiro de classificação mundial.
“O recurso mineral é um marco importante e formará a base para o relatório técnico integrado que delineará um projeto combinado. Este relatório está programado para ser concluído no primeiro trimestre de 2026. Esperamos avançar em Vicuña com nosso parceiro e, juntos, visar gerar valor de longo prazo para nossos stakeholders”, conclui.